“Você está demitido”

10 07 2010

por Maria Fernanda

“A emissora norte-americana de televisão CNN anunciou hoje a demissão de uma editora responsável pela cobertura do canal sobre o Oriente Médio depois de ela ter manifestado admiração pelo grão-aiatolá Sayyed Mohammed Hussein Fadlallah, falecido no fim de semana”. O Estadão.

“O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, foi demitido da companhia por enviar mensagens provocativas aos torcedores do São Paulo Futebol Clube pelo Twitter”. INFO ONLINE.

Pois é. E não foram só eles. O jornalista Felipe Milanez editor da National Geographic Brasil manifestou-se de forma negativa em relação à Abril – empresa licensiada pela National Geographic e também perdeu o emprego. No caso dele, o comentário “ofensivo” foi em relação a revista Veja: “Eu costumava ignorar a idiota Veja. Mas esse racismo recente tem me feito sentir mal. É como verem um filme da Guerra torcendo pros nazistas (sic)” foi o que ele disse segundo o BrasilWIKI.
Seus superiores nem pensaram duas vezes: foi demissão imediata.

demissão

Outro caso, mas dessa vez com um conteúdo positivo: o do ex-CEO da SUN Microsystems, que anunciou pelo twitter que deixava o cargo. Veja a notícia da INFO Online.

O boca-a-boca gera muita publicidade positiva e isso se reflete no mundo online. As recomendações negativas, no entanto, afetam os consumidores numa proporção muito maior e o cuidado é vital para uma boa administração dos perfis organizacionais online.

Não se trata aqui de julgar as atitudes e conseqüências de cada caso – e nem nos cabe fazer isso. Considero importante, no entanto, que seja prestada a devida atenção às mídias socias e formas de comunicação online dentro das empresas. É preciso que se divulgue a conduta ética online esperada dos colaboradores e em contrapartida, oferecer-lhes treinamento e informação a respeito do assunto.Dessa forma, ações bem sucedidas como a do ex-CEO serão mais provavelmente encontradas do que às recentes demissões forçadas.

Assim sendo, fica a dica para lidar com tais situações: bom senso, treinamento e informação.

update: Veja também no site IDGNow:advogados afirmam que empresas podem demitir em função de comentários no Twitter.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: