Ações em mídias sociais

4 08 2010

Por Maria Fernanda

Tenho acompanhado várias ações em mídias sociais ultimamente, que tem conquistado resultados importantes. Percebo, no entanto, que o público em geral não compreende exatamente o que se pode fazer de relevante no caso de meios digitais como forma de relacionamento com o cliente. Por isso, resolvi dedicar este post a alguns cases práticos do assunto.

Case Try-on

Facebook Try-on

A Try-on começou sua prática nas mídias sociais há apenas três meses, no entanto, a interação já alcançou níveis interessantes. O quê eles fizeram? Veja nos tópicos abaixo:

  • Campanha para o dia dos Namorados voltada à obtenção de seguidores no Twitter, Facebook e blog.
  • O foco era ampliar os canais de comunicação e conseguiram isso através de aumento de 47% no número de seguidores no Twitter e no facebook.
  • 600 pessoas partciparam da campanha ““Qual foi a maior loucura de amor que você já fez?” gerando 758 seguidores no Twitter.
  • Aos vencedores das melhores respostas foram dados pares de tênis e brindes promocionais. Dessa forma, um bom número de pessoas esteve em contato com a marca Try-on e a empresa obteve um custo muito baixo para tal campanha – sendo exatamente esta, a principal vantagem das ações em meios digitais.Para quem se interessou o Twitter da Try-on é @tryonoficial.

Case Camiseteria

Já no caso da Camiseteria , o processo todo é feito pela Web 2.0 – com toda a sua interatividade e possibilidades. Basicamente, os próprios membros da Comunidade da loja enviam desenhos de estampas, votam as melhores e estas são confeccionadas. Os autores dos desenhos ganham prêmios e após a compra, os consumidores mandam suas fotos vestindo as camisetas que compraram para serem utilizadas como modelos pela própria loja.

O modelo foi estruturado em cima dos seguintes pontos:

  • Divulgação única pelas mídias sociais, atingindo justamente o público interessado em interatividade.
  • Pelo Twitter a empresa responde questionamentos, dúvidas dos clientes, divulga promoçõe e ações.
  • Satisfação plena do cliente e, consequente mídia espontânea gerada por consumidores felizes com a compra.
  • Trabalho de manutenção de marca – respondendo a qualquer problema citado na web por clientes insatisfeitos (e estes são bem poucos…)

Modelo da Camiseteria

Sintam-se a vontade para comentar (e obrigada pelo bombardeio de acessos no dia de ontem – todos são muito bem-vindos!)


Ações

Information

5 responses

7 08 2010
Não sabe qual a função de cada rede social? « Contexto Web

[…] falamos aqui e aqui sobre alguns cases de utilização das mídias sociais dentro das empresas para gerar […]

10 08 2010
Mobile II: Cases « Contexto Web

[…] dia a todos! Considerando a repercussão do post sobre Ações nas mídias sociais e depois sobre a Era Mobile, resolvi unir ambos e falar de cases Mobile aqui no ContextoWeb. Como […]

28 08 2010
Mobile II: Cases | Web Contexto

[…] dia a todos! Considerando a repercussão do post sobre Ações nas mídias sociais e depois sobre a Era Mobile, resolvi unir ambos e falar de cases Mobile aqui no ContextoWeb. Como […]

28 08 2010
Não sabe qual a função de cada rede social? | Web Contexto

[…] falamos aqui e aqui sobre alguns cases de utilização das mídias sociais dentro das empresas para gerar […]

14 09 2010
Rykte » Blog Archive » ROI e Cases de Sucesso em Mídias Sociais

[…] Ações em mídias sociais […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: