Você usa #hashtags?

5 08 2010

por Ricardo Palma

hashtags

Uma das coisas que as pessoas mais estranham ao começar a usar o Twitter é aquele sustenido (#) seguido de uma palavra. No meu caso, quando criei minha conta no microblog, comecei a seguir diversas pessoas e, passeando um pouco pelo site, eu me deparei com diversos tweets do tipo “@fulano @ciclano @beltrano @RicardoPalma_ #FF”. Achei aquilo algo extremamente sem sentido porém resolvi descobrir como funcionava. Quando cliquei no #FF, fui direcionado para uma página que mostrava todos os tweets com o mesmo assunto, todos no mesmo estilo desse que tinha acabado de ver. Conforme fui usando e descobrindo o Twitter, fui me acostumando com as hashtags e com o funcionamento do Twitter. Outras hashtags interessantes e que sempre surge na timeline são o #nowplaying e o #musicmonday.

E qual a aplicação disso no ambiente empresarial?

As aplicações são várias e existem mil maneiras de utilizar as hashtags. Um bom exemplo do uso delas é o Twitter da Kombo (@vagaskombo), que utiliza a tag #emprego sempre depois de seus tweets. Quando um usuário digita ‘emprego’ no campo de pesquisa, fica bastante evidente nos resultados que os tweets da Kombo se tratam de vagas de emprego e não apenas uma palavra solta dentro dos 140 caracteres.

Um caso bastante interessante do uso das hashtags é o do Banco Itaú, que fez um hotsite em que havia um video com pessoas falando sobre uma empresa, um feed do Twitter que mostrava os tweets com a tag #QueEmpresaEEssa e um aviso de que a empresa seria revelada no dia 31 de julho de 2010 (doquevoceefeito.com.br). Muitas pessoas tentaram adivinhar qual era a empresa e isso se espalhou como viral. No dia em questão foi revelada a empresa (Itaú) e uma surpresa: a campanha era pra divulgar o programa de talentos da empresa. O Itaú, além de conseguir fazer uma comoção geral na rede social, ainda teve muito mais acessos no site de sua campanha do que teria nos modos tradicionais.

Para você que quer saber mais como funcionam as hashtags, #FikDik: hashtags.org. Lá, você pode pesquisar as hashtags existentes e ver um gráfico do uso delas nos últimos dias, além de conferir os últimos tweets em que as hashtags apareceram. Abaixo, um exemplo gráfico com a hashtag #FF:

#FF

@RicardoPalma_ #FF

Já era de se esperar que uma hashtag denominada “FollowFriday” tem seu pico de uso na sexta-feira não é? O que chama a atenção é que tem gente que usa em outros dias da semana…

Eu fico por aqui e, se tiverem alguma dúvida, podem perguntar nos comentários!


Ações

Information

3 responses

8 08 2010
Eduardo

Gostei muito do texto. Vai me ajudar muito, pois conhecia as hashtags, mas aprendi que não servem apenas para colocar algum assunto no trending topics.

Parabéns pelo texto.

2 09 2010
Vanessa

Olá, Ricardo!
Usar muitas hashtags em um tweet é sinal de mau uso? Você acaba poluindo a mensagem ou desviando o real sentido do recurso?
Obrigada!

2 09 2010
Ricardo Palma

Com certeza, Vanessa.

Tweets com muitas hashtags são péssimas para ler e não há porque fazer tal coisa. Um tweet geralmente é pra passar uma idéia dentro dos 140 caracteres. Quando você coloca hashtags em tudo, é como fugir do teor do assunto… Farei um post sobre boas maneiras com as hashtags😉

Abraços e volte sempre!

O ContextoWeb mudou! Acesse http://www.webcontexto.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: