Mobile: muito mais que uma tendência

9 08 2010

por Maria Fernanda

Hoje eu escolhi falar do mundo Mobile. São diversos os motivos que levam os celulares e smartphones a configurarem entre um dos maiores potenciais de mídia do mundo atual, entre eles: presença da barda larga móvel (3G), rapidez de acesso em qualquer lugar, plataformas como Twitter são especialmente importantes num mundo onde poucas e breves informações são requeridas, entre outros.
Segundo a Praesto Convergence, Internet móvel é: “Forma de acesso à internet, através de dispositivos móveis, principalmente telefones celulares (…) exigindo que sejam criados sites especiais para estes aparelhos – chamados mobile sites – para otimizar a experiência dos usuários enquanto estão em movimento.”
Dessa forma, percebemos que o modo como utilizamos a Internet mudou. Não mais paramos para navegar, mas a utilizamos enquanto fazemos outro atividade. É toda uma abordagem que precisa ser retrabalhada, principalmente nos seguintes pontos:

  • Interação instantânea – ou seja, posso estar num restaurante agora e elogiar via web o drink que acabou de ser servido. A rapidez na disseminação das informações é muito maior e também sua área de influência.
  • Foco – pois uma pequena tela de celular exige que as informações sejam concisas, objetivas e de fácil entendimento. Imagens por exemplo, devem ser evitadas quando muito grandes – pois gastam toda a banda do consumidor e não agregam tanto assim.
  • Possibilidades Extra: como cruzamento de mídias online e offline, softwares de geolocalização e integração de câmeras a web. Todas essas questões são exclusivas Mobile, ou seja, pouco existiam no web que conhecemos.
  • Os empresários e empreendedores precisam estar abertos para essa nova corrente, pois os números indicam que essa tendência já é irreversível.

    Veja na apresentação abaixo da Praesto alguns cases e conceitos:

    Obrigada pela participação e acessos ao blog!
    @mfernandalp


    Ações

    Information

    7 responses

    9 08 2010
    Reinaldo Silva

    Oi Maria Fernanda

    A tendência é realmente irreversível e é necessário que os empresários comecem a enxergar esse novo modo de comunicação como uma ferramenta de marketing. Quem ficar de fora desse processo, vai perceber que o concorrente não ficou, e bem rápido.

    9 08 2010
    Maria Fernanda

    Reinaldo, é verdade. As ações mobile hoje já são tantas, que um post básico como o que fiz hoje – para quem pouco conhece do assunto chega a ser uma afronta. É preciso divulgar informações aprofundadas e aprender com os cases rapidamente. A concorrência já está fazendo..
    Abraços e obrigada poe pretigiar o blog!

    10 08 2010
    Luís Holy

    Olá Maria.

    Desculpe pela demora, o dia-a-dia está bem corrido. Obrigado pela visita ao meu blog. Bem interessantes os posts daqui, vou salvar nos favoritos.

    Abraços.

    10 08 2010
    Maria Fernanda

    Luis,
    Agradeço o retorno e a visita. Também acompanharei seu blog de perto e espero manter contato.
    Abraços.

    10 08 2010
    Mobile II: Cases « Contexto Web

    […] dia a todos! Considerando a repercussão do post sobre Ações nas mídias sociais e depois sobre a Era Mobile, resolvi unir ambos e falar de cases Mobile aqui no ContextoWeb. Como já comentamos sobre os […]

    10 08 2010
    Tweets that mention Mobile: muito mais que uma tendência « Contexto Web -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Praesto Convergence, Alice Mayrink, GoMobie Softwares, Maria Fernanda L., Contexto Web and others. Contexto Web said: Descubra que as SMS servem pra mais coisas do perguntar "já chegou?" em http://bit.ly/aG94SO […]

    13 08 2010

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s




    %d blogueiros gostam disto: