Sua empresa está no Facebook? Quatro dicas sobre as Facebook Pages!

14 08 2010

Por Ricardo Palma

facebook pages

Com milhões de acessos diários e em plena expansão no Brasil, o Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Um recurso muito interessante e útil que irei mostrar a vocês aqui são as Facebook Pages, as páginas do Facebook destinadas a empresas, organizações e pessoas famosas, um vez que um perfil comum de usuário suporta, no máximo, 5 mil amigos, limite inexistente nas Facebook Pages.

Tentarei passar a vocês um pouco da experiência que estou tendo com a página da empresa onde trabalho e um pouco do conhecimento que adquiri neste tempo. Como estamos em processo de planejamento das ações que iremos realizar através do Facebook, ainda falarei bastante sobre o assunto aqui no Blog e postarei também novidades que venham a surgir no uso da ferramenta.

1. Por que criar uma página e não um perfil?

Como dito anteriormente, um perfil no Facebook aceita no máximo 5 mil contatos e, como os leitores do Contexto Web são pessoas inteligentes e com perfil empreendedor, sabemos que o objetivo é ter muito mais que 5 mil fãs da nossa marca. Por esses e outros motivos, o Facebook criou as Pages, justamente para separar usuários comuns de perfis de empresas e celebridades. De fato, as Pages nos dão muito mais possibilidades que um perfil comum e não há limites para a criatividade dentro delas.

Outro fato importante de ser citado, é que as Pages, ao contrário dos perfis, não precisam de um login exclusivo para fazer o gerenciamento. É possível que o criador da página nomeie outros administradores para cuidar da página, onde esses administradores podem alterar conteúdos, relacionar-se com os fãs, entre outras coisas.

2. Como adiciono aplicações à minha página?

Quando estiver em sua página, vá em “Edit Page”, logo abaixo da imagem de sua empresa. Esta é a página de gerenciamento. Uma opção muito boa que o Facebook proporciona é escolher em qual ‘Aba’ os visitantes que ainda não são fãs de sua página verão assim que chegarem nela. Quando eu for explicar sobre o FBML (não se assuste), mostrarei como fazer para habilitar esta opção.

Para adicionar uma aplicação, desça até o fim da página e você logo verá o último item “More Applications”. Nesta página você terá acesso a todos os aplicativos do Facebook. Basta procurar pelo nome ou assunto do mesmo e adicioná-lo à página. Uma dica importante: depois de adicionar, vá até o ambiente de gerenciamento de sua página e veja se o aplicativo precisa ser ativado ou precisa de alguma configuração extra.

3. Use o RSS a seu favor: Linkando seu Blog e seu Twitter

Um recurso interessante de se fazer é adicionar o RSS de seu blog à página. Assim, sempre que você atualizar, ele irá aparecer na Timeline de seus fãs. Uma aplicação bastante funcional e com alguns recursos interessantes é o Networked Blogs. Também é interessante, caso você possua, conectar com o Twitter, para seus tweets também aparecerem na página. Mas atenção: se você atualiza o Twitter a cada 2 minutos, não é interessante linká-lo com o FB, pois seus fãs não irão gostar de ter suas timelines monopolizadas por sua empresa.

4. Insira conteúdo personalizado!

Lembra quando eu citei o FBML? Pois bem, o FBML é o HTML adaptado para o Facebook. Trata-se de uma aplicação como qualquer outra e sua função é criar abas, dentro de sua página, com conteúdo personalizado usando código HTML. Se você não entende de programação em HTML, sugiro que procure alguém para fazer a personalização pra você pois, do contrário, você estará perdendo uma ótima oportunidade de se comunicar e reter seus clientes. Quer um exemplo do uso do FBML? Dê uma olhada na página de boas vindas do Red Bull. Outro exemplo de uso do FBML é a página da Kombo Gestão de Talentos. Em ambos os casos, eles personalizaram a chamada “Landing Tab”, ou a “aba” que uma pessoa que ainda não é fã vê assim que acessa sua página. Para ativar a Landing Page, vá até ‘Edit Page’ e, na segunda opção (‘Wall Settings’), escolha qual aba você quer que seus “não-fãs” vejam assim que chegarem à sua página.

landing tab facebook pages

Aqui você escolhe qualquer aba!

Veja também, abaixo, uma apresentação da Hubspot com alguns cases de páginas no Facebook:

Você ainda pode promover sua página dentro do Facebook com ads, que são propagandas direcionadas dentro do próprio Facebook, porém essa parte será assunto para outro post…

Espero que tenham entendido, reuni essas informações de várias fonte e principalmente de meu aprendizado prático. Caso alguém precisa de ajuda ou não esteja familiarizado com termos como RSS, HTML ou outras estamos à disposição para ajudar. Consulte-nos.

@ricardopalma_

@contextoweb


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